Tostando no planeta carbono


Muitos de vocês já receberam aquele e-mail sobre a Suécia que fala sobre a política de trabalho da Volvo e como os suecos trabalham com calma e com tempo. Muitos dos meus amigos já me enviaram esse e-mail já que moro na Suécia. Mas resolvi escrever esse texto para falar de um outro lado da Suécia: a preocupação com o meio ambiente.


Aqui se fala sobre a proteção do meio ambiente e as medidas necessárias para reduzir a emissão de poluentes todo dia na TV e nos jornais. A Suécia foi recentemente condecorada como o país com melhores medidas de preservação na Europa. E para receber esse prêmio, não foram somente as fábricas que alteraram hábitos diários em prol do meio ambiente. O cidadão sueco está entre os que menos poluem e emitem CO2 na atmosfera.


Na Suécia o lixo é todo separado e reciclado: latas, papeis, vidro transparente e vidro colorido, tetrapak, jornais, embalagens plásticas, baterias, lâmpadas e claro, o lixo orgânico que é recolhido. Latas e embalagens "pet" são processadas nos supermercados. Você mesmo coloca latas e garrafas na máquina que lê o código de barras e paga de 1 a 3 coroas por lata ou garrafa. A máquina imprime o recibo e você retira o dinheiro no caixa ou recebe como disconto na sua compra. Todo mundo faz isso e leva seu lixo até os barris de separação de lixo nos bairros sem preguiça.


Os alimentos dispostos nos super-mercados passam por uma fiscalizacao rigorosa e apenas os que são produzidos totalmente livres de aditivos químicos ou genéticos recebem o selo "KRAV" que certifica que são ecológicos. Não me surpreende por exemplo que os alimentos que chegam aqui vindos do Brasil, como mangas e bananas, NUNCA têm esse selinho.




Quando fui ao Brasil em abril, sentei ao lado de um inglês no vôo para Londres e fui conversando com ele, aqueles papos de avião. Ele ficou intrigado pelo livro que eu estava lendo e me perguntou qual era a visão sobre o aquecimento global do livro. Expliquei que o livro falava da constituicão da vida no planeta para depois pontuar as causas de consequências do aquecimento global. Nao lembro o nome do cara, mas ele era consultor financeiro para empresas que se dispõem a fazer mudancas em sua estrutura e producão para poluir menos. Mesmo morando em Londres, ele viajava com frequência para atender empresas suecas, como a Volvo e a Ikea. Em alguns minutos ele me explicou que em um escritório de 30 pessoas economiza-se milhões por ano apenas com medidas simples, como não usar toalhas de papel no banheiro, trocar as lâmpadas por fluorescentes, fazer uma campanha para diminuir o número de folhas impressas e reciclagem interna do papel e outras medidas. São coisas simples que não afetam o nosso dia-a-dia, mas que fazem muita diferencas para o mundo.


O assunto nas rodas de conversa no comeco do ano rodou em torno do inverno e das temperaturas absurdamente altas para a época. As temperaturas ficaram em torno de 2 graus e com chuva. Ouvi de uma senhora que no auge dos 60 anos dela nunca viu o clima tão ruim. Esse inverno, a competição de esqui mais tradicional da Europa teve o desempenho dos atletas de elite comprometido por causa do calor, e a neve derretendo. Nas 84 edições da competição, a neve nunca foi tão pouca e a temperatura tão alta. O atrito dos esquis com o "trilho" feito na neve faz com que a neve vire gelo e o controle sobre os movimentos fique mais difícil. Há apenas vinte anos atrás, a temperatura no dia da prova era de -25° (menos vinte cinco, isso mesmo) celcius e em 2007 foi de +2°C.


Aqui em Estocolmo, esse inverno teve apenas 3 ou 4 dias de neve, que rapidamente derreteu. Em 2005 quando passei o inverno aqui, no dia em que viajei para o Brasil em janeiro a temperatura era -15°C e quase meio metro de neve nas ruas. Ao invés disso, esse ano tivemos uma chuva gelada e praticamente ininterrupta.


O numero de vegetarianos aqui cresce rapidamente. A preocupação é em consumir alimentos livres de agrotóxicos e hábitos que possibilitem uma menor emissão de gás carbônico. As pessoas procuram por exemplo comprar produtos produzidos o mais próximo possível para evitar que eles viajem até aqui em compartimentos de aviões ou caminhões, que queimam combustível e jogam CO2 na atmosfera. Na minha casa nós encomendamos uma vez por semana nossos vegetais. Pela internet, você pode comprar produtos direto do produtor, e a cooperativa de fazendeiros entrega em sua casa uma seleção dos melhores produtos de acordo com a estação. Essa semana recebemos alface, brócolis, maçãs, cogumelos entre outros vegetais. A carne bovina alem de cara aqui é também de baixa qualidade muitas vezes.


No Brasil existem muitos absurdos em relação aos dejetos das fábricas em rios e o esgoto é despejado in natura no mar. Aqui isso é um absurdo inimaginável... Mas a mentalidade aqui é de que qualquer pessoa pode ajudar a melhorar o mundo com hábitos simples e que no final das contas ainda economizam dinheiro. A emissão de CO2 na atmosfera de cada habitante do mundo é responsável por 60% do aquecimento global. E a minha intencão é encorajar mais pessoas a tomarem medidas simples para reduzir a emissão de gás carbônico.


Recentemente aprendi alguns dados sobre o gás carbônico que vou compartilhar com vocês. CO2 é o gás que mais retém calor do sol e o mais abundante na atmosfera. Ele transmite a luz mas retém os raios ultra-vermelhos, que são ricos em calor. Todos os seres vivos emitem gás carbônico, mas a produção de carne bovina por exemplo é responsável por uma quantidade enorme desse gás. Acreditem, o coco da vaca emite muito gás carbônico quando está se decompondo e quando ela rumina, o pasto fermenta no estômago liberando gás. São anos emitindo gás carbônico até um bezerro virar churrasco. E nós emitimos muito gás carbônico quando a carne de vaca se decompõe dentro do nosso sistema digestivo e sai em forma sonoros peidos contendo CO2 e metano, os dois principais gases do efeito estufa. Imagine 6 bilhões de pessoas fazendo isso quase diariamente. Além disso, obviamente florestas são derrubadas constantemente para dar lugar as pastagens. Então ao invés de florestas transformando CO2 em O2 (oxigênio) através da fotossíntese e balanceando a equação já desfavorável, temos mais vacas produzindo CO2 e árvores sendo queimadas para "limpar" o pasto. Em tempo, o gás do refrigerante também é CO2 e você joga ele na atmosfera quando abre uma latinha ou dá aquele arroto.


A vida na terra era apenas microscópica quando os níveis de CO2 eram altíssimos na atmosfera, antes da Era Jurássica e os dinossauros do Spilberg. Aumentar novamente os níveis de CO2 é suicídio, claro! Foi o desprendimento do O2 do carbono e o uso do carbono como base da estrutura molecular dos grandes animais que proporcionou os grandes seres vivos e a nossa capacidade de respirar. Ou seja, ALOOOOU, com muito CO2 na atmosfera, o ar fica extremamente quente e nós temos menos oxigênio pra respirar.


Esse assunto é mais sério do que se imagina. Um aumento de apenas 1 grau na atmosfera dizima uma infinidade de animais que os cientistas nem descobriram ainda. O sapo-dourado, habitante das florestas da Costa-Rica foi extinto por volta de 1989, antes mesmo dos alertas de Aquecimento Global comecarem a pipocar na mídia. O macho, totalmente dourado, brilhava a noite como pedaços de ouro puro. Durante o fenômeno do El Niño e La Niña por exemplo, estima-se que pelo menos 100 espécies de anfibios e insetos tenham sido extintos, desbalancendo ecosistemas inteiros.




O Golden Toad, sapo dourado, em sua última aparicão.




Há quanto tempo não se fala as frases "Que tempo mais maluco!" ou "Essa época do ano eu nunca vi o tempo assim." Hoje por exemplo eu falei com minha mãe e ela estava reclamando do frio no Rio de Janeiro. Disse que na serra de Petrópolis e nova Friburgo fez 6 graus pela manhã e perto de zero durante a noite. Normal? Não sei, mas não é comum. As mudancas drásticas de temperatura em locais de floresta certamente não são normais. Isso é uma característica de clima árido.



A emissão de CO2 na atmosfera traz como conseqüência ao planeta:

* Derretimento das calotas polares à diminuição da produção de criaturas como plancton que são base da cadeia alimentar e alimentam baleias, focas, pingüins.
* Aumento do nível dos oceanos à perda de uma área habitável.
* Aumento da temperatura do planeta à morte de espécies e desequilíbrio das cadeias alimentares. Alguns animais por exemplo tem o sexo de seus filhotes determinado pela temperatura do ambiente, como répteis. Se eles só tiverem filhotes machos ou fêmeas, não há como se reproduzirem.
* Aumento da temperatura do planeta leva à Eras de Gelo, que sempre foram precedidas de períodos de aumento de calor no planeta.
* Aumento da emissão de CO2 na atmosfera à diminuição da troca de oxigênio entre atmosfera e oceanos, o que leva a menos oxigênio nos oceanos e a morte de milhares de espécimes de grandes e pequenos organismos.




Medidas simples para diminuir a emissão de CO2:


* Banhos mais curtos e menos quentes, afinal, no Brasil não faz frio.
* Não colocar alimentos quentes dentro da geladeira.
* Comer carne vermelha de porcos, carneiro ou bode ou branca de frango e peixe ao invés de carne bovina.
* Fazer compras no supermercado com sacola de pano, reutilizável.
* Beber menos ou nenhum refrigerante.
* Usar lâmpadas fluorescentes.
* Apagar a luz de cômodos que não estão sendo usados.
* Utilizar transporte público ou caminhar. Dê carona ao invés de sair sozinho de carro e ficar no engarrafamento queimando combustível.
* Comprar alimentos ecológicos, não transgênicos e livres de aditivos e agrotóxicos.
* Comprar alimentos da estação.
* Renove seus móveis ao invés de comprar novos
* Dê suas roupas velhas para pessoas que precisem
* Doe seus livros antigos para bibliotecas e compre livros de sebos
* Pense duas vezes antes de imprimir documentos desnecessários no trabalho
* Separar o lixo em casa pelo menos entre orgânico e industrial.
* Usar menos o ar-condicionado. As pessoas viviam antes dele, então vc tb pode.



O planeta entra em equilíbrio novamente, mesmo que leve milhões de anos. Mas ao custo da extinção de inúmeras espécies. E uma das mais frágeis e sucetíveis às mudancas somo nós.




Alguns exemplos de animais extintos


Mais sobre Aquecimento Global



Recomendo ler: The Weather Makers, do autor australiano Tim Flannery. Mudou minha vida.



2 comments:

Raphael Soares. said...

Gostei Bastante do seu Blog

Aborda varios aspectos que ate estava pensando.

como posso entrar em contato com você??

via msn ou algo assim?

Raphael Soares. said...

rass15_aco@hotmail.com

meu msn cê puder ou quiser me addicionar