Energia Marémotriz.

Recebi uma carta essa semana da empresa de eletricidade daqui informando sobre uma nova opção de energia na Suécia. Tidal Power ou energia marémotriz é a energia gerada por hélices, pás ou "bóias" alocadas no oceano que usam o movimento das ondas e das marés para gerar energia. A tecnologia é extremamente renovável e com baixo impacto ambiental.



O primeiro "sítio" que produz esse novo tipo de energia em escala comercial está localizada em Portugal e pelo que eu entendi da carta em sueco, a Fortum, empresa sueca está construindo a primeira usina movida a ondas da Suécia esse ano. Desde 2003, países como a Noruega, Itália e Austrália já faziam testes com essa tecnologia desde 2001.

A mesma tecnologia pode ser usada em rios de profundidade média, com turbinas que aproveitem o fluxo continuo de água. A diferença é e sem a necessidade de barragem que muitas vezes tem impacto profundo no meio ambiente.

As turbinas, no entanto, podem ter impacto na fauna aquática dos rios. Além disso, a estrutura dessas usinas consiste em uma grande massa que é inserida no fluxo do rio ou do oceano. Por outro lado, não existe uma forma de produzir energia para o consumo humano sem intervenção no ambiente natural.

Estima-se que na Europa a implementação das usinas (ou fazendas como chamam em inglês) até 2012 podem substituir o uso de 2000 toneladas de carvão mineral. O efeito disso é siginificativo para o aquecimento global porque evita a emissão de uma grande quantidade de gás carbônico





No comments: