Robyn: menina dos olhos pop da Suécia



Robin (Miriam Carlsson) é mais um exemplo da fertilidade musical sueca. Aos 29 anos, ela fechou o ano de 2008 comemorando uma turnê bem sucedida como "support act" para ninguém menos que a Rainha do Pop, Madonna. No Brasil, acho que ninguém nunca nem ouviu falar dela, mas Robyn é já conhecida antiga do público europeu.

Mesmo assim, o primeiro hit mundial da cantora está no subconsciente de qualquer com menos de 30 anos e basta ouvir o refrão do vídeo abaixo para se dar conta disso:



Aos 13 anos, Robyn gravou sua primeira música, que foi usada como tema de um programa infantil de esportes chamado "Lilla Sportspegeln". Aos 16 ela assinou com a RCA (hoje selo da Sony & BMG) e em 1996 lançou seu primeiro disco, "Robyn is here". Robyn escreveu e produziu todas as músicas do disco, com a supervisão e mãos "mágicas" dos produtores pop Max Martin e Denniz Pop. Aos 16 anos e com seu primeiro disco, a cantora já entrou na lista de 100 melhores singles não só com uma, mas duas músicas.

Sua carreira continuou permeada de hits e sucessos moderados sem no entanto estourar se tornar uma maionete ou uma desvairada como Britney e cia. Em 2005 Robyn deixou sua gravadora e inaugurou seu próprio selo, Konichiwa Records. O motivo do rompimento com a gravadora foi a falta de voz dentro da empresa (os executivos da gravadora não gostaram do som eletro-pop) e assim ela poderia não só escrever e produzir seus discos, mas também lançá-los e distribuí-los. O primeiro álbum lançado via Konichiwa Record foi um sucesso maior que o alcançado anteriormente e Robyn ganhou o Grammy escandinavo em 2006 como "Melhor Álbum", "Melhor Compositor" e "Melhor Cantora".

Em seguida, Robyn fez diversas aparições no mercado fonográfico americano e na TV. Lançou videos e se apresentou na TV americana em shows como Late Show e TRL. Além disso, Robyn gravou backing vocals (e dizem que seus vocais estão encobrindo as notas erradas nos vocais principais) do single "Piece Of Me", da ex-louca Britney Spears. Robyn também participou de uma música do membro honorário do Planet Hemp Snoop Dog fazendo backing vocals em "Sexual Eruption".

Em 2008 o game FIFA 08 teve uma de suas músicas em sua trilha sonora. "Bum like you" foi selecionada junto com os únicos brasileiros da trilha Bonde do Rolê e Cansei de Ser Sexy. Em 2009, Robyn deve esquentar os shows para Madonna novamente com shows especiais na Australia e resto da Asia.

Pra ouvir a música, assista o video abaixo:



Além desses, estão entre os sucessos mais recentes de Robyn:

Be Mine:


With Every Heartbeat:




O myspace de Robyn: myspace.com/robynmyspace


Infelizmente foi bastante difícil postar mais videos da Robyn porque a Warner Music está de pinimba com o YouTube, alegando que o site não paga royalties suficientes para justuficar a presença de seus artistas na web. Muito inteligente privar as pessoas de conhecerem o trabalho de seus artistas. Boa estratégia.


2 comments:

Bruna Axt said...

Esta Robyn é a mesma do "Do you know what it takes" e "Always be around"? Músicas da minha pré-adolescência? Uau!!! Pensei que ela tinha caído no ostracismo! Que bom!

Bech! said...

Adorei... sou fã da Madonna... e ver a Robyn antes do show da Diva, foi mais do bom... as minhas duas divas em um unico ingresso... PArabéns!!