A Change Of Seasons II: Inverno




Logo antes do natal, o inverno chega oficialmente ao hemisfério norte. No entanto, muito antes disso, a escuridão e o frio já fazem a terra congelar e a neve cobre os insetos e nutrientes do solo com um cobertor branco que os mantém vivos mas adormecidos. Quando as temperaturas se tornam inferiores a zero grau, o chão se torna cintilante como se minúsculas estrelinhas brilhassem por onde você passa. A areia fofa se torna dura como vidro e a grama vira pequenos cristais verdes.

O vento passa a ser cortante e racha sua pele (literalmente) se você não se proteger. E as árvores balançam estéreis sem suas folhas.

Já em novembro, nevou muito por quase uma semana. A neve se acumulou em grandes montes empurrados pelos tratores e os ônibus não puderam passar por diversas ruas. A neve caiu em flocos gandes que você podia abrir a boca e comer e os cachorros enlouqueceram rolando no tapete fofo que ela forma.


Vista do escritório.




Mas a neve derreteu em um dia e deixou uma lama fria e bege que aqui se chama "slask". E essa meleca gelada é uma das coisas mais enjoadas que eu já vi. É ruim de andar em cima, tudo fica sujo e pode ser bastante escorregadio.

Somente depois do natal é que a neve chega mesmo ao país inteiro. Em Estocolmo costuma a nevar no Ano Novo, mas ao norte, já há neve desde outubro e as estações de esqui abrem suas rampas e descidas quando os ursos começam seu período de hibernação.

Em fevereiro é tradição que as famílias viajem para as estações de esqui e tirem uma semana para praticar esportes com os filhos. Eu fui em uma dessas estações, em uma das regiões mais tradicionais da Suécia. A montanha fica ao redor de um lago e foi criada por um meteoro enorme que caiu na terra há milhões de anos. A floresta que certa a estação é habitada por lobos e ursos. Como fui um desastre como esquiadora, andei bastante pela floresta (até porque descobri um vilarejo com os melhores waffles que já comi) e durante meus passeio, ouvia claramente os lobos uivando ao longe - nem tão longe assim. Soube que na semana seguinte fecharam a estaçäo porque o barulho estava acordando os ursos em hibernação. Em 2008, 8 pessoas foram atacadas por ursos na Suécia. Uma morreu.

Uma das características impressionantes da neve é sua capacidade de isolar a acústica do ambiente. Andar numa floresta com meio metro de neve é provavelmente o mais próximo do silêncio absoluto que você vai chegar na vida moderna. É quase como se as árvores e tudo a sua volta estivesse em silêncio esperando um barulho que anuncie a primavera. É um silêncio surdo, cortado apenas pelo som dos esquis nos trilhos de neve e o arfar dos cachorros puxando os trenós.


Floresta em Orsa, Dalarna.



A Suécia é como um queijo suíço, furada por seus lagos. No inverno eles congelam e viram pistas de patinação ao ar livre na qual as pessoas aproveitam pra jogar hockey (o esporte nacional) ou deslizar sobre a água congelada. Em alguns lagos, você pode ouvir o gelo rachando e se movendo um pouco e ver bolhas de ar passeando por baixo da camada grossa de gelo.



Aqui em Estocolmo, podia-se atravessar os rios e lagos a pé no inverno, mas o aquecimento global infelizmente tem privado as pessoas dessa aventura nos últimos 10 anos. Mesmo assim, essa semana, placas enormes de gelo boiavam sobre a água nos bairros no centro de estocolmo.

Em alguns lugares, vento e inverno esculpem a paisagem com gelo como na imagem abaixo.




O inverno dura até março, mas às vezes neva em abril, quando as tulipas já estão brotando e começam a abrir. Assim como o outono chega rapidamente e muda a paisagem, a primavera explode em cores e flores.



No comments: