Rock (e pop) em alta latitude

A escandinávia é conhecida por quais predicados? As loiras peitudas? O frio glacial? Caviar e bacalhau norueguês? Volvo? Muito provavelmente a Escandinávia é mais conhecida por sua alta produção e exportação musical que por qualquer outro de seus produtos.

Nos anos 70 e 80, a Escandivávia (principalmente a Suécia), exportou alguns dos maiores artistas pop do mundo como ABBA, Roxette e A-ha (apesar de norueguês, produzido na Suécia). Nos anos 90 vieram Ace Of Base, The Cardigans, Millencolin, E-Type e Robyn, o bubblegum do Aqua (que é dinamarquês) para citar apenas algums.



ABBA embrulhado "to go", com visual marmita.

Mas dos anos 90 pra cá, o produto de exportacão se tornou denso e barulhento. Entre as bandas de rock nascidas na Suécia estão The Hellacopters, The Hives, Backyard Babies, The (International) Noise Conspiracy, Sahara Hotnights, Mando Diao, Nymphet Noodlers, Atomic Swing, Melody Club, Sugarplum Fairy, The Nomads, Kaizer Orchestra,The Soundtrack of Our Lives, Sator e The Robots.



Além disso, a Suécia tem tradição em bandas de Heavy Metal, entre elas Amon Amarth, Arch Enemy, Bathory, Candlemass, Dark Funeral, Dark Tranquillity, Deathstars, Entombed (banda na qual Nicke Andersson do Hellacopters foi baterista em seu auge), Europe, Evergrey, Hammerfall, In Flames, Meshuggah, Opeth, Scar Symmetry, Soilwork, Sonic Syndicate, The Haunted, Therion e a diva e Deus das guitarras Yngwie Malmsteen.

Quantas bandas e artistas novos e novíssimos são lancados ao mundo a partir daqui? MUITAS. E não se esquecam que estamos falando de um país cuja população total é menor que os habitantes do município do Rio de Janeiro e que segundo o guia geográfico do FBI em tamanho é “um pouco maior que a Califórnia”.

Recentemente, a Suécia assistiu com pesar a despedida de uma de suas ovelhas negras mais prodígias: O Hellacopters despediu-se dos palcos com quatro shows em Estocolmo cheios de energia, rockk e bastante melancolia.


Mas assim como umas bandas terminam, outras voltam ou nascem. No rock’n’roll assim como na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se renova, desde as costeletas de Elvis e do blues negão do sul dos Estados Unidos. Backyard Babies está de volta a estrada e acabou de lançar um disco novo e Robban “Strings” do Hellacopters trabalha fundo com sua nova banda, Thunder Express. Além disso, muitos duvidam que Nicke Andersson tenha se aposentado e correm boatos que ele já tem outra banda prontinha para vir à tona.

Além deles, os meninos do The Hives estão bombando tanto que mudaram seu empresariamento para os Estados Unidos e vivem mais por lá que aqui.



Outro fato pouco conhecido sobre a Suécia é que os maiores artistas rock e pop atualmente hoje são literalmente produzidos pela Suécia. Stefan Glaumann por exemplo produziu discos de artistas como Deff Leppard e Rammstein no estúdio Toy Town, em Estocolmo.

Denniz Pop, o pai do pop como conhecemos hoje em dia, também é sueco e escreveu músicas como “All That She Wants” do Ace Of Base e produziu os primeiros hits de Britney Spears. Denizz morreu jovem, vítima de um cancêr agressivo e deixou seu legado com seu assistente, Max Martin. Entre os hits que Max Martin produziu e escreveu estão os singles que levaram Britney a ser a princesinha do pop “Baby One More Time” e “Oops, I did it again!”.

E lembram das músicas grudentas dos Backstreet Boys como “I Want It That Way”? Escritas por Max também. Ainda estão no currículo dele “It’s My Life”, Bon Jovi, e o hit recente de “I Kissed a Girl” da nova marionete do pop Katy Perry.

Mas por que tanta efervescencia musical? Não sei. Talvez a falta do que fazer no inverno longo, frio e escuro faça com que o povo se tranque nos estúdios e ensaie mais. O incentivo a cultura é muito maior que no Brasil e aqui você pode terminar o segundo grau e ir para a Escola de Rock, sem Jack Black, mas com aulas específicas de diversos intrumentos e estilos.

De qualquer maneira, aqui no cucuruto do mundo, música é alta, bem tocada e com alto teor de inspiração pro resto do mundo.


1 comment:

DJ Edgar said...

Ola. Entao...faco sempre estocolmo de base...fico hospedado na casa de um amigo em flemisberg. Sio pra fazer os shows e volto pra ca. Ja fiz berlin, vienna, bruxellas, gotemburgo e copenhagen. Ainda faltam zurich, basel, geneve, estocolmo, gotemburgo (novamente) e malmo.Sexta agora viajo pra Suica e so volto na segunda. Estocolmo sera dia 28 no Bern's...vamos manter contato. Escreva-me para meu e-mail pessoal. djedgarjr@gmail.com ...seja bem-vinda e paz sempre !!!