Faca na caveira, porra!

Estreou aqui na sexta passada o filme Tropa de Elite e os jornais têm feitos boas críticas que giram entre 3 e 4 estrelas. Eles tratam o filme como se fosse a antítise de Cidade de Deus, mostrando o ponto de vista da polícia sobre a violência no Rio. Será? Não sei não...

Como tenho tentado mostrar ao meu namorado o filme desde que assisti, fiquei pensando na abordagem sobre o filme aqui na Europa e o quanto as pessoas entendem sobre a história e o quanto do filme Petter vai realmente entender.

Ouvi algumas pessoas dizendo que Cidade de Deus é melhor e que esse filme é muito "macho movie". Pra mim, fica claro que a imagem da favela aqui na Europa ainda tem um quê lúdico de samba e gente que é feliz mesmo sendo pobre. Tropa de Elite vai contra a imagem de paraíso tropical de samba, futebol e carnaval que a mídia e as agências de viagem passam aqui e que está no imaginário dos europeus.

O filme é um tapa na cara de mäo aberta, com um mundo adulto, violento e pertubado, enquanto Cidade de Deus tem a abordagem da visão infantil sobre a violência, a vida na favela e o sonho de ter uma vida melhor. Em Tropa de Elite não existe vida melhor. É uma guerra sem fim que você assiste de dentro ou de fora. Fico imaginando então o quanto a gente não entende quando vê os filmes pipoca sobre gangues em Los Angeles, violência em New york e coisas do tipo.

Além disso, o trailer de Tropa de Elite para o lancamento insternacional é diferente e na minha opinião perde o "feeling".


Pra quem quiser conferir o trailer:



http://www.sf.se/filmer/film?filmid=7000030


O trailer original:


Me irrita o narrador tipo Jurassic Park e a abordagem "Eles cresceram na violência da cidade e se juntaram ao batalhão que vai defender sua terra natal do crime." Mas por outro lado, vai explicar o que é um bonde, um microondas, um alemão e o aviãozinho... Tenta explicar o que é um cara cuzão, um zé roela, um mané em inglês...

Enfim, vou levar meu sueco pra ver o filme essa semana e vamos ver o que ele acha... Eu continuo achando que Tropa de Elite cumpre sua missão em ser o filme que mostra com mais realismo o que é a vida no Rio de Janeiro.


No comments: