El Mar del Plastico

Recentemente eu estava sentada na sala vendo TV assistindo um documentário no Animal Planet e uma vinheta me chamou atenção no intervalo: El Mar Del Plastico.

A imagem aérea mostrava uma extensão enorme de estufas plásticas na costa da Espanha. A região da Almería tem feito fortuna ao cobrir sua superfície com uma camada de plástico translúcido. E acima de tudo, é um monumento a maneira como nós cultivamos nossa comida e tratamos a agricultura nos dias de hoje. Almería e a área ao seu redor é o jardim do mercado de inverno da Europa, espalhados por uma extensão de mais de 135 milhas quadradas.



Para alimentar as bocas gordas e famintas dos países gélidos do norte da Europa, a Espanha transformou uma de suas áreas mais áridas e ensolaradas em um campo de cultivo artificial de vegetais que produz todos os dias, o ano todo.

O campo é tão extenso que pode ser visto da Lua e trouxe prosperidade rápida e fulgaz para fazendeiros da região. A explosão demográfica da região na beira do mediterrâneo atraiu a atenção de pessoas na África que tentam agora entrar ilegalmente na Espanha pela costa e forçou o aumento da patrulha da Guarda Costeira na região.

Mas na minha opinião o mais importante sobre essa questão é o impacto no ecossistema local com a aparição repentina desse mar de estufas. O plástico semi-transparente das estufas deixa uma quantidade limitada de luz e calor entrar nas estufas e reflete o resto para a atmosfera causando aquecimento do ar nessa enorme região. Esse aquecimento afeta a quantidade de chuvas, a concentração de oxigênio e gás carbônico na atmosfera.

Regiões áridas são férteis em fauna e flora delicadas e exclusivas dessas regiões. A imagem de satélite abaixo mostra visivelmente a área atingida pelas estufas e as mudanças na geografia da região.



Além disso, eles bloqueiam os leitos dos rios e destroem encostas de montanhas para que o plantio e a instalação das estufas seja facilitada.

Outro fator assustador é que o índice de câncer na região subiu significativamente com a maioria dos casos sendo tumores nos testículos, mama e útero. Especialistas dizem que o índice está diretamente relacionado ao uso indevido de agrotóxicos. Na costa da reigão a água do mar está contaminada com agrotóxicos, algumas das substâncias proibidas na União Européia.

Uma estupidez sem tamanho. Eu não compro produtos de lá mais. Mas fiquei imaginando que se na Europa com todas as leis e fiscalização assídua os espanhóis estão cometendo esse crime, imagina a quantidade de veneno que os agricultores sem estudo, sem fiscalizaçäo e sem orientação colocam nas mesas no Brasil inteiro todos os dias?

Mais links sobre El Mar del Plastico:

http://www.buzzle.com/editorials/9-20-2005-77196.asp

http://www.espacioblog.com/forestman/post/2007/05/06/el-mar-plasticos-almeria


Read Users' Comments ( 0 )

Kent

Mais uma banda que prova que a Suécia é provavelmente o país com o maior consumo de música per capita do mundo.



Kent é uma das bandas mais antigas do que hoje conhecemos como indie (que de indie não tem mais nada e se transformou em uma das maiores tendências mainstream). Em 1990 Joakim Berg, Martin Roos, Markus Mustonen, Sami Sirviö e Thomas Bergqvist montaram a banda na cidade de Eskilstuna, aqui na Suécia.

Em 1995 eles lançaram o primeiro single, chamado "När det blåser på månen" (Quando venta sobre os homens) e alguns meses depois tiveram seu primeiro disco lançado pela Sony. Para ouvir o single, clique aqui.

Um de seus integrantes, Martin Roos (guitarrista anterior a Martin Sköld), havia começado a trabalhar na gravadora e daí veio o contato para o lançamento. Alguns meses depois, Martin deixou a banda para se concentrar no trabalho com a gravadora.

Desde então, o Kent é sem dúvida a maior banda pop da Suécia. Hoje com oito discos lançados, a banda chegou a passar 85 semanas entre os discos mais vendidos da Europa e lançou dois discos em inglês: Isola e Hagnesta Hill.

Mas o disco mais famoso e vendido no mundo todo foi Vapen & ammunition (Weapon and Ammunition) que só tem versão em sueco. O disco foi lançado em 2002 e no ano seguinte já havia alcançado status de platina tripla na Europa. A turnê que se seguiu teve Hellacopters como banda de abertura pela Europa e principalmente Escandinávia.


Video com legenda em sueco e inglês.





O último disco lançado chama-se "Tillbaka till samtiden" (De volta ao presente) e na mesma semana que foi lançado chegou ao topo das paradas Escandinavas.

Bom, mais um artista desconhecido no Brasil pra você terem um gostinho do que é o mercado musical por aqui.


Read Users' Comments ( 2 )